25 de março de 2010

Avemus Nouvelle e Gerald

Oh Rockers (baptizei-vos fieis seguidores) nem sei como exprimir o quão fantástico foi o concerto dos Nouvelle Vague ontem. Do início ao fim, simplesmente brutal.

Eram 22:17 quando sobe ao palco uma personagem de rastas, mulato, com ar engraçado que rapidamente se dirige ao microfone para cumprimentar e agradecer mais uma visita àquele palco. Agarra na viola e começa em tímidos acordes, a cantarolar o "welele welele" (não R. os Buraka não apareceram para dizer que era wegue wegue). Pouco tempo se passou até que o som se tornasse mais audível e a voz rouca e sonante enchesse todo o espaço. Mas o melhor de tudo foi a capacidade como ele conseguia captar e entreter o público. A mim já me doíam as bochechas de tanto rir, porque ele além de cantar, também interpretava teatralmente as músicas. Tenho a dizer que depois do Gerald Toto (este é o seu nome) músicas como o Sweet Dreams nunca mais serão as mesmas.

Vinte minutos depois, entram os quatro fantásticos, elas giríssimas e super simpáticas, eles, tímidos e de sorriso envergonhado. Soam os primeiros acordes e mais um vozeirão ecoa pelo auditório do São Mamede, ora uma ora outra, a melodia era do melhor que se podia pedir. Brincaram, interagiram e até vieram dançar para ao pé de mim e da R. foi mágico. Acho que não podíamos ter pedido melhor deles para a nossa primeira vez ;)!
Já eram vários minutos depois da meia noite quando a ovação incessante trouxe mais uma vez os Nouvelle e o Gerald ao palco para mais uma musiquinha para levar no ouvido na viagem de regresso a casa.

Findo o concerto, os sorrisos eram mais que demais, e o agrado estava estampado na cara de todos aqueles que partilharam aquele momento e disseram em uníssono o maior "FUCK" de Guimas.

Numa só palavra: LINDO!!

P.S: assim que puder carrego um vídeo do G. - Ei-lo

24 de março de 2010

Que Semana

Como o prometido é devido aqui está então o "resumo alargado" da grande semana de concertos em Guimas:

HOJE (21:30h) - Nouvelle Vague - São Mamede
Sim, é já hoje à noite que este quarteto nos presenteia com aquilo que de melhor sabem fazer. Confesso que estou super curiosa para ouvi-los ao vivo já que nunca tive essa oportunidade. De uma coisa é certa, não e vou arrepender, porque esta mistura de sonoridades jazz, bossa nova e new wave é incomparável e simplesmente deliciosa.

26/03 (23h) - Long Way to Alaska - Café Concerto CCVF
Estes mocinhos de Braga vêm dar a conhecer as poucas, mas boas, musicas do seu primeiro álbum intitulado " Melodies to greet sunrise and feed sunset". Para aqueles que adoram José Gonzalez, tenho a certeza que vão ficar fãs da sonoridade folk e pós-rock que caracterizam este grupo.

27/03 (24h) - At Freddy's House - Café Concerto CCVF
Mais um Portuguesito a dar cartas no panorama musical nacional. Deste só tenho a dizer uma palavra: Paixão! E mais não digo! Quem quiser saber o porquê de tal descrição é mesmo ver para crer.

28/03 (15h) - Stacey Kent - Fnac Guimarães Shopping
Jazz do bom, com inspirações em grandes nomes como Billie Holiday e Ella Fitzgerald. Esta norte-americana canta e encanta em qualquer língua, como é exemplo disso o seu novo album "Raconte-moi" que é totalmente cantado em francês.
Para aqueles que quiserem ouvir o álbum na íntegra, neste mesmo dia pelas 22h no Grande auditório do CCVF lá estará esta menina para vos deliciar com a sua fantástica voz.

Portanto para aqueles que puderem, façam como eu e marquem presença nestas salas de concerto ;)

20 de março de 2010

Por terra de mouros

Porque o rockdomal não se restringe só aos acontecimentos culturais de "Guimas" aqui ficam algumas sugestões a ver, quem puder aconselho vivamente, pela capital:

Balada da Margem Sul - um musical que tem como pano de fundo os conflitos inter-raciais que aqueceram a cidade de Lisboa durante a década de 90's e que tiveram o triste culminar no assassinato de um negro em pleno bairro alto por um grupo de skin-heads. Para os mais interessados deixo aqui algumas notas dos entendidos na matéria:



Da minha parte, apenas vi a apresentação e algumas declarações do encenador, mas como acompanhei o caso na altura em que aconteceu (era eu catraia é facto, mas lembro-me que foi uma cena muito falada e esmiuçada nos telejornais), fiquei com o bichinho da curiosidade, pois é baseado num acontecimento verídico que entre outros tem uma bela história de amor no meio(daquelas do tipo pseudo-impossíveis).

Dias da música no CCB - As Paixões da Alma - de 23 a 25 de Abril a não perder 72 concertos de música clássica, baseado na interpretação do Tratado das Paixões do filósofo René Descartes.
Vi a entrevista a António Mega Ferreira (presidente da Fundação CCB) e posso assegurar que a programação conta com música clássica desde o barroco até ao contemporâneo. Citando o responsável: é um espectáculo de qualidade com direcção dos melhores maestros e actuação de excelentes músicos das mais conceituadas orquestras nacionais.
Para mais informações aqui fica o link oficial do CCB


Agora deixo-vos com um gostinho do que aí vem na próxima semana em Guimas e aqui no rock: Nouvelle Vague, Long way to Alaska, At Freddy's House, Stacye Kent e ainda as propostas musicais de alguns dos seguidores ;)!!

P.S: a imagem tem somente a ver com a etiqueta


17 de março de 2010

O que se vê por casa


Este post vem a propósito da cultura, como não poderia deixar de ser, mas desta vez sobre a cultura televisiva.

É facto, mais que consumado nos dias de hoje que se quisermos uma programação realmente dita generalista, nada mais há a fazer a não ser carregar no número 2 do comando da televisão, ou noutro qualquer que corresponda à sintonização do segundo canal estatal, e desfrutar de um leque variadíssimo de programas que vão desde desenhos animados, passando pelas séries, documentários e magazines de cultura. Há de um tudo na 2, para todos os gostos, é só seguir. Estou-me agora a lembrar de alguns dos programas dos quais já me tenho tornado numa assídua telespectadora:

Janela Indiscreta - no qual todas as quartas-feiras, Mário Augusto traz-nos a sala de cinema para casa. Aqui é possível ver durante 40min todas as actualizações no mundo da sétima arte, bastidores e entrevistas aos protagonistas de algumas películas a estrear ou já nas salas de cinema.

Bairro Alto - que a fazer jus ao bairro com maior vida e expressão de toda a Lisboa, José Fialho Gouveia entrevista e dá a conhecer, todas as terças, algumas das personalidades que marcam o panorama da moda, música, arte, ciência entre outros, dentro e além fronteiras.

5 Para a Meia Noite
- todos os dias a partir da meia noite e meia (continuo sem perceber porque é que não se chama meia noite e meia, mas enfim, eles lá sabem....) é rir e passar um bom momento, óbvio está se o sarcasmo for o género de humor que mais apreciam. Eu cá por mim, todos os dias à excepção da terça são fantásticos (porque será? ora deixa cá ver...não está lá o Alvim...).
A juntar a estes, os documentários da
National Geographic, sempre pertinentes e super interessantes, os meus adorados desenhos animados no Zig Zag e uma série diferente todos os dias.

Podia aqui passar a tarde a enunciar a forte programação da 2, mas como diz o slogan do canal, "quem V, quer ver", e é isso mesmo, vejam mais porque ali se encontra o que de melhor se faz aqui no nosso Portugalinho e fora dele.

16 de março de 2010

As coisas que eu sei

Pois é pois é, parece que aqui o rockdomal já tem alguns fans e seguidores,logo nas primeiras 24h de existência, uhuh...obrigado amiguinhos fófinhos :P
E por falar em amiguinhos, foi de um deles, o mentor do mote portanto, que chegou a primeira sugestão -
Earthless - "o verdadeiro rock do mal"! E não é que é mesmo?! Para aqueles que conhecem, muito pouco há a dizer à cerca da mestria da guitarra, o poder do baixo e a sempre presente e dominante bateria, para aqueles que quiserem ter um primeiro contacto, preparem-se para uma viagem alucinante pelo mundo do rock "psicadélico".

Agora news aqui da capital Europeia da Cultura 2012: e não é que ela está mesmo a levar isto da cultura à séria?! Todas as semanas é ver um sem número de actividades culturais a aparecem que nem cogumelos nos vários hot spots, tais como o Vila Flor, São Mamede, Fnac, Bibliotecas e o Multiusos. São de facto variadas as sugestões para os mais variados gostos e carteiras. Para desfrutar disto tudo, basta apenas sair de casa e dirigirem-se aos locais mencionados, garanto-vos que a surpresa é sempre boa :)!

Boas surpresas..isso faz-me lembrar que vi algo que tenho a certeza a grande maioria vai amar...então não é que o São Mamede vai ter assim, só por acaso no dia 24/03 nada mais nada menos que
Nouvelle Vague?! há pois é bebé!! E como se só isso não chegasse ainda trazem mais adiante no calendário A Silent Film e as minhas três maninhas adoradas Au Revoir Simone...ah pois, babem-se!!

Mais desenvolvimentos à cerca do tema num próximo post perto de si :P

Por hoje termino com algumas sugestões:
www.deviantart.com
www.jango.com - rádio online com música à tua escolha

15 de março de 2010

Semana Cultural em Guimas - O primeiro


A pedido de muitas famílias, aqui está então algo inédito, um blog meu, hehehe! Mas vá, desenganem-se aquelas alminhas crentes que ainda torcem pela minha adesão à redes sociais que estão na bera por estes dias.
Neste primeiro post vou desde já deixar-vos completamente à vontade para entrarem e "achincalharem o meu mundo", ou seja, façam de conta que este espaço também é vosso e sugiram músicas, álbuns, concertos, roteiros, ou simplesmente apareçam para consultar :).
Posto isto, vamos lá ao que interessa

Semana Cultural em Guimas (SCG)


18/03 22:00h - Beach House @ CCVF - http://www.myspace.com/beachhousemusic
Esta duo Norte Americano apresenta esta semana o seu terceiro trabalho TEEN DREAM por terras portuguesas. Aqui a je andou à pesquisa e gostou do que ouviu. Posso-vos dizer que este é um álbum onde várias sonoridades são misturadas resultando numa miscelânea de emoções que caracterizam o Indie Rock. Para os Amantes de Neil Young, Brian Wilson e The Zombies, aqui fica a sugestão.

19/03 22:00H - Zé Perdigão e outros Fados @ CCVF
Para os amantes de fado, ou simplesmente para quebrar a rotina, porque não uma hora do estilo de música que mais caracteriza a alma portuguesa?! Do saudosismo ao fado marialva os interessados podem contar com um bom momento.

Ainda para ver até dia 20/03 na FNAC do Guimarães Shopping a exposição
Sacred Birds da fotógrafa finlandesa Janne Lehtinen. Aqui a je já viu e aconselho vivamente a todos aqueles com um gostinho especial por fotografia.